Você já parou para pensar sobre como cenários, personagens e objetos são desenvolvidos através da computação gráfica para filmes ou jogos? Caso queira descobrir, você precisa conhecer o Blender!
A computação gráfica é quem permite todo esse desenvolvimento. E como forma de auxiliar os desenvolvedores, existem hoje no mercado diversos softwares de modelagem 3D e computação gráfica sendo eles gratuitos ou pagos.
Hoje vamos conhecer um desses softwares, o Blender, que já vou adiantar que é um ótimo e gratuito software. Para isso, separamos alguns tópicos a seguir, para auxiliar no seu aprendizado a respeito desta incrível ferramenta, sendo eles:
- O que é Blender?
- O que pode ser feito no Blender?
- Vantagens de utilizar o Blender?
Vamos nessa?
O que é Blender?
O Blender é uma plataforma gratuita e de código aberto para a criação 3D. Através dele, é possível realizar a modelagem, montagem, animação, simulação, renderização, composição, edição de vídeos e até mesmo criação de jogos.
Usuários mais avançados utilizam a API do Blender para scripts em Python, desta forma personalizando a aplicação. A plataforma é adequada para os mais diversos públicos, desde pequenos estúdios de criação 3D até grandes empresas.
O software é multiplataforma, sendo possível utilizá-lo de uma maneira fluída e sem bugs em computadores com Windows, Linux e Macintosh.
Por ser um software de código aberto, a própria comunidade do Blender tem o poder de fazer pequenas e grandes mudanças no código da aplicação, o que leva a ter novos recursos, correções de bugs e uma melhor usabilidade para o usuário.
Além de tudo isso, ele é gratuito, mas é possível investir, participar e ajudar a desenvolver esta ferramenta colaborativa. Há muitas formas de ajudar no desenvolvimento do software, desde desenvolver e otimizar a aplicação até fazer a documentação.
Para se ter noção da grandiosidade que possui esta plataforma, o filme Next Gen da Netflix foi produzido utilizando o Blender, além de várias outras grandes produções que utilizaram o Blender em algumas partes.
No site da plataforma, podemos consultar diversos filmes que foram criados a partir dele, e o mais legal de tudo é que é possível abrir o arquivo que foi utilizado e aprender como outros usuários realizaram a animação!
Missão do Blender
Segundo o próprio site da plataforma, eles têm como missão ter a melhor tecnologia de computação gráfica 3D do mundo nas mãos de artistas através de um software de código aberto e gratuito.
Visão do Blender
Sua visão é que todos devem ser livres para criar conteúdo de computação gráfica 3D, com meios técnicos de produção gratuito e de livre acesso aos mercados.
Leia também: Blender no iPad: interface de programa 3D é readaptada para o tablet
O que pode ser feito no Blender?
Agora que você já sabe o que é o Blender, vamos nos aprofundar e ver o que podemos fazer dentro deste poderoso software.
Modelagem 3D
O Blender possui um abrangente conjunto de ferramentas para a criação de modelos tridimensionais, com elas fica muito mais fácil criar, transformar, esculpir e editar seus modelos.
É possível fazer diversos tipos de modelos, criação de maquetes, personagens, humanoides, conjuntos mecânicos e até mesmo objetos para serem impressos em 3D.
O Blender possui suporte nativo para variadas geométricas, incluindo malhas poligonais, modelagem de superfícies, esferas, textos e etc.
Simulação
Com o Blender, é possível simular fumaça, chuva, poeira, cabelos e corpos rígidos.
O simulador de fluidos permite simular líquidos, como a água caindo sobre uma superfície rugosa. Ele usa os métodos Lattice Boltzmann (LBM) para fazer a simulação, e permite realizar diversos ajustes, como a resolução e também a quantidade de partículas.
Animação
O software permite que o artista faça a transformação de seus personagens estáticos em incríveis animações, sejam elas em 2D ou 3D.
Renderização
O Blender vem acompanhado de um poderoso kit para realizar renderizações super realistas, sendo possível criar imagens com iluminação indireta, oclusão de ambiente e etc.
Adicionar Plug-ins e scripts
O Blender tem suporte para a linguagem de programação Python, desta forma é possível fazer a criação de ferramentas customizadas, prototipagem, importar e exportar outros formatos e realizar a automação de tarefas.
Vantagens de utilizar o Blender
Se você ainda está em dúvida se o Blender é uma boa ferramenta ou não, vamos lhe apresentar algumas de suas inúmeras vantagens. Tenho certeza que irá se interessar ainda mais pela ferramenta.
1. Gratuito
Como foi visto anteriormente, o Blender é um software gratuito. Apesar disso, ele não deixa a desejar em nenhum quesito quando comparado aos seus concorrentes.
2. Exige pouco poder de processamento
Apesar da fama que em geral softwares relacionados a modelagem e simulação 3D são pesados e exigem alto poder de processamento gráfico, com o Blender isso é um pouco diferente.
Não é necessário ter grandes quantidades de memória RAM e nem o processador mais caro do mercado. O único problema, é que ele ocupa um grande espaço no disco, mas isso acaba ocorrendo em todos os softwares de criação 3D.
3. Sua comunidade
Em geral, plataformas de código aberto costumam ter uma comunidade bastante disponível e disposta a ajudar em vários aspectos. E com o Blender não poderia ser diferente.
Por ter muitos usuários, existem diversos fóruns, blogs e tutoriais a respeito do Blender que são criados pela própria comunidade.
4. Possui uma curva de aprendizado mais fácil do que outros softwares
Em relação a outros softwares, o Blender possui uma curva de aprendizado relativamente mais fácil, mas não se engane, para você dominar o software com maestria, levará alguns bons anos de uso e dedicação.
5. Constante desenvolvimento
Por ser um software open source, grande parte do desenvolvimento do Blender é realizado por voluntários. Inclusive você pode fazer parte disso!
Os usuários estão sempre buscando realizar debates, propor soluções e auxiliar nas melhorias do software.
Clique aqui e faça Download do Blender
Fonte: Voitto
O que você achou desta postagem? Deixe seu comentário. Fale conosco pelos canais abaixo e segue o Sanvicttor nas Redes Sociais.
Entre em contato pelo WhatsApp ou pelas Redes Sociais: Facebook, Instagram e YouTube. Conheça também nosso Portfólio.