Já parou para pensar o quão pesado para a placa de vídeo é uma árvore em um jogo? É bastante. Pesquisadores da AMD conseguiram diminuir o uso da VRAM da GPU de quase 35 GB para míseros 51 KB ao renderizar uma árvore, saindo da técnica tradicional 3D para o uso de work graphs e geração procedural. A técnica promete revolucionar como os jogos são renderizados.
A inovação diminui a necessidade do uso de memória de vídeo em mais de 668 mil vezes saindo de 34,8 GB para 51 KB. A técnica faz uso de geração procedural e impacta diretamente o LOD (nível de detalhe, em inglês) exigido para o frame mostrado na tela.
Ou seja, se uma árvore está muito longe, ela terá menos detalhes, mas logo que ela se aproxima da tela, ela é mostrada com o máximo de detalhes. Isso é possível graças ao work graphs, que permite a própria GPU decidir como trabalhar nessa questão.
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Junto a isso, é usado também mesh nodes, que fazem com que a própria placa de vídeo decida como trabalhar, diminuindo consideravelmente a necessidade do uso da CPU para passar as instruções, e aumentando o desempenho e a eficiência na renderização, consequentemente.
Estamos usando árvores como exemplo, ao ir o foco dos pesquisadores, mas isso pode ser expandido para qualquer outro objeto 3D. Ainda não está claro a complexidade da implementação da técnica no dia a dia de um estúdio de jogos, mas ela seria essencial, principalmente em um momento em que a exigência de VRAM tem aumentado cada vez mais.
Fonte: Canaltech
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