A tradição manda que uma nova versão do kernel Linux 6.16 seja lançada aos domingos. Pois bem, no último dia 27, Linus Torvalds fez o anúncio da versão final do Linux 6.16. Como sempre, a novidade traz um pacote de várias pequenas melhorias. Nesse sentido, esta versão se destaca pelos avanços relacionados a chips AMD, Intel e Nvidia.
No restante da nota, Torvalds explica que a próxima versão (6.17) será “caótica” para ele em razão de compromissos familiares, mas que haverá um esforço de sua parte para tudo ser entregue dentro do prazo.
Em seguida, Torvalds volta a falar que o kernel 6.16 foi lançado sem contratempos. Não por acaso, a nova versão chega dois meses após o lançamento do Linux 6.15, dentro do tempo previsto, portanto.
E o que o Linux 6.16 traz de novo?
As principais novidades envolvem aprimoramentos relacionados a CPUs e GPUs. No caso da AMD, recursos foram implementados para melhorar o monitoramento do consumo de energia e da temperatura em CPUs da marca.
Também houve um ajuste que permite identificar com mais facilidade as causas de problemas que fazem computadores com processadores de arquitetura Zen reinicializarem. Outro recurso aprimora a segurança de máquinas virtuais criptografadas que rodam em computadores com CPU da AMD.
Com relação a chips Intel, também há aprimoramentos relacionados à segurança de máquinas virtuais, bem como no monitoramento de parâmetros de overclocking da CPU.
Há ainda novidades para GPUs da Intel. Agora, o kernel conta com suporte ao modo Link-Off Between Frames (LOBF), o que permite que a conexão eDP (Embedded DisplayPort) de notebooks compatíveis seja desligada em momentos de ociosidade em prol da economia de energia. Também houve correções de falhas relacionadas ao monitoramento dos coolers de chips gráficos Xe.
Leia também: O que é CPU? Conheça o principal processador de computadores e celulares
Falando em GPUs, o Linux 6.16 aprimora o suporte às arquiteturas gráficas Blackwell e Hopper, ambas da Nvidia.
Como obter o kernel Linux 6.16?
O caminho mais natural consiste em aguardar por uma atualização que traga o kernel 6.16 à distribuição Linux que você usa. Isso pode levar tempo, afinal, cada distribuição tem um ciclo de atualizações próprio.
Usuários avançados, que sabem como compilar e atualizar o kernel, já podem baixar o Linux 6.16 a partir do site oficial.
Fonte: Tecnoblog
O que você achou desta postagem? Deixe seu comentário. Fale conosco pelos canais abaixo e segue o Sanvicttor nas Redes Sociais.
Entre em contato pelo WhatsApp ou pelas Redes Sociais: Facebook, Instagram e YouTube. Conheça também nosso Portfólio.