Em uma grande novidade para artistas digitais, a equipe do Blender acaba de anunciar o desenvolvimento de uma versão nativa para iPad Pro, com interface totalmente otimizada para toque e suporte completo ao Apple Pencil
Interface redesenhada — feita para criadores
Ao abandonar o modelo clássico de múltiplas janelas do desktop, a versão móvel do Blender aposta em um fluxo de trabalho de tela única, com prioridades claras na área de trabalho e menus retráteis que liberam espaço visual Soy de Mac. Por questões práticas, o uso de teclado e mouse será opcional — com a caneta e o toque assumindo o protagonismo.
A interface conta com painéis flutuantes e sobreposições contextuais — especialmente desenhados para facilitar o uso com o Apple Pencil, tornando cada gesto mais intuitivo e eficaz.
Recursos iniciais e planos futuros
Para o lançamento inicial, o foco será nas funções de escultura digital e manipulação básica de objetos — ferramentas essenciais para sketches rápidos e criação de formas tridimensionais. Futuramente, ferramentas como o Grease Pencil, para animação 2D e storyboard, também ganharão integração completa.
A equipe responsável destaca que não haverá simplificação da experiência: trata-se da versão completa do Blender, apenas adaptada para o uso por toque — ideal para usuários já familiarizados com a ferramenta.
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Plataforma tablet-first, com visão multiplataforma
Embora o iPad Pro seja o ponto de partida, o Blender pretende expandir seu alcance para outras tablets profissionais, como Microsoft Surface, Huawei MatePad e Wacom MovinkPad — mantendo a mesma abordagem de interface touch-first.
Além disso, várias melhorias planejadas, como o editor “Quick Favorites”, sobreposições de atalhos interativos e abas laterais com ícones, serão trazidas também para a versão desktop do Blender, unificando a experiência entre plataformas.
Próximas etapas da revelação
Uma demo técnica ao vivo da versão para iPad Pro será apresentada durante a SIGGRAPH 2025, em Vancouver, entre os dias 10 e 14 de agosto. Após isso, está programado um workshop de design na sede do Blender, em Amsterdã, seguido por outras demonstrações públicas durante a Blender Conference 2025, de 15 a 19 de setembro.
Por que isso importa para a comunidade 3D
Essa iniciativa representa um passo estratégico rumo à democratização da criação 3D: com tablets cada vez mais potentes, fica mais fácil para artistas e entusiastas trabalhar de qualquer lugar, com a mesma robustez do desktop. E o fato de o software não perder sua complexidade é um grande diferencial ⎯ pensaremos sempre nos profissionais que já conhecem o Blender.
Fonte: Tudo Celular
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