Durante a apresentação State of Unreal realizada na última terça-feira (3), a Epic Games revelou que a Unreal Engine 5.6 já está disponível para download. A nova versão do motor gráfico chega com ambições bastante grandes, e promete entregar a possibilidade de criar jogos de mundo aberto de alta fidelidade rodando a 60 FPS estáveis.
Essa tem sido uma das maiores dificuldades da tecnologia até agora, conhecida por ser bastante pesada e instável nessas condições. Segundo a companhia, suas novas soluções não estão sendo feitas somente para o futuro. Ela promete que a nova versão vai trazer benefícios perceptíveis para consoles e dispositivos mobile atuais, bem como para PCs de alto desempenho.
A Unreal Engine 5.6 também promete facilitar fluxos de animação e de modelagem interna de personagens. Além disso, os usuários podem incluir seus MetaHumans diretamente dentro da engine, “destravando um processo criativo mais simplificado e eficiente”, nas palavras da empresa.
Unreal Engine 5.6 usa The Witcher 4 como base de demonstração
A Epic Games também afirma que sua Unreal Engine 5.6 traz uma interface remodelada, resultante em uma melhor experiência de uso. Ajustes em seu framework PCG também prometem oferecer uma melhor criação procedural de mundos e sistemas complexos, que já chegam com otimizações de GPU.
Com o MetaHuman 5.6, agora integrado à engine, desenvolvedores podem criar personagens de alta fidelidade e se aproveitar de um banco de dados ampliado. A companhia também afirma que ampliou seu criador para Fortnite que, a partir do dia 17 de junho, vai contar com o editor de blocos de LEGO, bem como com elementos de Round 6, Star Wars e Avatar: O Último Mestre do Ar.
Para demonstrar as capacidades da nova versão, a desenvolvedora contou com a ajuda da CD Projekt RED. Uma demonstração técnica de The Witcher 4 rodando no hardware do PlayStation 5 mostrou como é possível usar a tecnologia para construir mundos realmente impressionantes — mas cujo verdadeiro potencial pode ser um pouco menor do que o prometido em situações reais.
Leia também: Unreal Engine 6 ganha primeiros detalhes e pode receber versão preview em 2027
Ferramenta promete fluxos de trabalho aprimorados
Em seu blog oficial, a Epic Games também destacou que muitas das melhorias da Unreal Engine 5.6 estão em suas ferramentas. A empresa explica que trabalhou para oferecer soluções que dão mais controle sobre fluxos de trabalho, com direito a uma atenção especial a capturas de movimento e renderização de cinemáticas.
Entre as novidades está o Gerente de Captura de Movimentos, lançado experimentalmente. Ele promete concentrar dentro do Unreal Editor recursos de visualização, gravação e gerenciamento de performances de atores reais. Além disso, o Gerenciador de Capturas (Beta) promete acelerar a criação de MetaHumans a partir de arquivos de vídeo, gravações de dispositivos mobile e outras fontes.
Muitos dos recursos presentes na atualização ainda são experimentais, o que significa que eles têm espaço para melhorias e otimizações de desempenho no futuro.
O que você sobre essa postagem? Deixe seu comentário. Fale conosco pelos canais abaixo e segue o Sanvicttor nas Redes Sociais.
Entre em contato pelo WhatsApp ou pelas Redes Sociais: Facebook, Instagram e YouTube. Conheça também nosso Portfólio.