O desenvolvedor B4rr3l Rid3r tem documentado o impacto no desempenho de cada nova versão da Unreal Engine 5 no canal Open Game and Development no YouTube. Com a Unreal Engine 5.5, o desenvolvedor demonstrou um ganho de desempenho de quase 20% em relação à Unreal Engine 5.4.
Num novo vídeo, o desenvolvedor testou a Unreal Engine 5.6 e a Unreal Engine 5.7. E, agora, suas opiniões são divergentes.
Ganho de desempenho, mas com um custo
Para os testes, ele usou as mesmas configurações gráficas e a Unreal Engine 5.6 oferece mais desempenho, mas também traz degradação na qualidade da imagem.
No vídeo de benchmark, a atualização da UE 5.5.4 para a UE 5.6.1 aumentou a taxa de quadros média de 72 FPS para 82 FPS. No entanto, esses ganhos foram acompanhados por algumas perdas gráficas como aumento de ruído e cintilação.
A Unreal Engine 5.7 oferece ganhos adicionais na taxa de quadros. Com a atualização da UE 5.5.4 para a 5.7.0 aumentando a taxa média de quadros de 72 FPS para 88 FPS. Isso representa um ganho de 14,2% no desempenho.
Além disso, a mudança melhora a qualidade da imagem em comparação com a Unreal Engine 5.6.4. No entanto, isso não corrige todos os problemas de qualidade de imagem relatados após a Unreal Engine 5.5.4.
Problemas recentes
Com a Unreal Engine 5, a Epic Games criou uma engine com recursos que são indiscutivelmente avançados demais para o hardware de GPU atual. Cada nova versão da Unreal Engine 5 promete desempenho otimizado em comparação com as versões anteriores.
Os problemas na qualidade da imagem nas versões mais recentes da Unreal Engine 5 são difíceis de detectar. E um olho destreinado pode facilmente ignorá-los. A Epic já admitiu problemas no motor e está trabalhando para melhorar o desempenho, porém, deve demorar.
Porém, os relatórios de B4rr3l Rid3r deixam claro que a Epic Games está tendo problemas para manter a qualidade da imagem e, ao mesmo tempo, oferecer um desempenho mais rápido da engine. E isso tem se manifestado em jogos recentes que foram criados no motor, como Wuchang: Fallen Feathers.
O foco da empresa em desempenho é benéfico para a indústria de jogos. Muitos jogos utilizam a Unreal Engine 5 e um desempenho mais rápido no nível do motor resultará em jogos mais suaves no futuro.
Resta saber o quanto a empresa será capaz de ajustar o motor ao hardware disponível no momento.
Leia também: Unreal Engine 5.6 chega com a promessa de mundos abertos a 60 FPS
Custo adicional
Atrapalha ainda mais, tanto para desenvolvedores quanto para os jogadores, que os títulos recentes têm saído com um preço bem elevado. Wuchang: Fallen Feathers está por R$ 159,99 na Nuuvem, R$ 185,99 em sua versão deluxe.
Clair Obscur: Expedition 33 base está mais barato, mas por estar numa promoção especial, e sai por R$ 141,49 na versão básica. A versão Deluxe do jogo está por R$ 215,10. Os pacotes para PS% saem por R$ 250 (versão base) e R$ 300 (versão deluxe).
O título, inclusive, começou a ser desenvolvido na Unreal 4, e mostra uma das vantagens do motor gráfico que é a atualização mais facilitada.
Nenhum dos, no entanto, supera Borderlands 4. Na Nuuvem, o título sai por R$ 341 na versão base, R$ 449 na versão Deluxe e R$ 584 na Super Deluxe. E os problemas técnicos do título levaram a uma estreia repleta de críticas por parte dos jogadores.
Fonte: Adrenaline
O que você achou desta postagem? Deixe seu comentário. Fale conosco pelos canais abaixo e segue o Sanvicttor nas Redes Sociais.
Entre em contato pelo WhatsApp ou pelas Redes Sociais: Facebook, Instagram e YouTube. Conheça também nosso Portfólio.